Uma mini escavadeira 100% elétrica, com zero emissão de poluentes, está em fase de testes em obras de saneamento de Joinville. Desde o segundo semestre de 2022, a opção sustentável está sendo utilizada em manutenções e ampliações da rede de água realizadas por uma empresa terceirizada a serviço da Companhia Águas de Joinville.
Desenvolvida na Inglaterra e atualmente comercializada em diversos países da Europa e nos Estados Unidos, o modelo é totalmente alimentado por energia elétrica e livre de emissões de poluentes, como o monóxido de carbono. Além disso, a escavadeira pode ser carregada em tomadas convencionais.
O motor elétrico possui funcionamento cinco vezes mais silencioso comparado ao de um modelo equivalente movido a diesel, o que evita ruídos no entorno das obras, sendo adequado para trabalhos próximo a escolas e hospitais.
É uma máquina compacta, ideal para serviços de manutenção e ampliação de redes. Sua concha é de 25 centímetros, evitando grandes rompimentos em pavimentos. “Pela longa parceria com a fabricante da mini escavadeira elétrica, recebemos o convite para testar a máquina em obras de saneamento”, diz Luis Felipe Fischer, sócio da FIENG Construtora de obras, empresa que presta serviços para a Companhia Águas de Joinville.
A expectativa da FIENG é ampliar o uso da mini escavadeira. “Caso os testes sejam bem-sucedidos e a máquina inicie a comercialização no Brasil, a intenção da empresa é ir renovando a frota para o novo conceito de máquinas elétricas”, afirma Luis Felipe.