Você já ouviu falar nos poços de visita? São câmaras, geralmente de concreto, encontradas nas ruas da cidade que, muitas vezes, nem notamos. Mas elas têm uma função muito importante, pois permitem o acesso de técnicos à rede de esgoto para realização de vistorias, limpezas e manutenções. Localizado na via ou na calçada, o poço de visita é fechado com uma tampa de ferro redonda.
A novidade é que a Companhia Águas de Joinville está realizando melhorias em 16 poços de visita dos bairros Fátima e Guanabara. Trata-se de um serviço de impermeabilização interna das estruturas, de forma a corrigir infiltrações de água do solo, já que foram construídas entre 30 e 40 anos atrás.
O procedimento em cada poço de visita é executado em basicamente três etapas. Primeiro, é feita uma limpeza para retirar resíduos do local, depois, é realizado um tratamento prévio com argamassa para regularizar a superfície interna da unidade, para, então, ser aplicada a camada de material plástico, chamado poliuretano elastomérico flexível, e realizados os testes de qualidade.
Essa ação está sendo executada com o objetivo principal de prevenir a entrada de água do solo, proveniente em especial de chuva e maré, no sistema de esgotamento sanitário. Além de sobrecarregar a rede coletora e os sistemas de bombeamento, a presença de água afeta os processos de tratamento do esgoto que chega à estação, já que as estações de tratamento não são projetadas para receber esgoto diluído.
A aplicação do revestimento também vai prolongar a vida útil dos poços de visita, sendo que o material é considerado de alta resistência aos gases gerados e que podem gerar corrosão na estrutura.
No bairro Guanabara, a mesma intervenção está sendo realizada também em 20 caixas de inspeção. A caixa de inspeção é encontrada em calçadas e sua função é facilitar a limpeza na conexão de esgoto de cada residência à rede coletora, motivo pelo qual é importante que o morador não cubra a tampa da caixa ao fazer sua calçada.
A previsão é que os trabalhos de impermeabilização em poços de visita e caixas de inspeção sejam finalizados em julho.
