A Companhia Águas de Joinville informa que está migrando 87,5 % do seu consumo de energia elétrica para o Mercado Livre de Energia. O pregão eletrônico para a Compra de Energia Incentivada (I5) ocorrerá nesta sexta-feira (19), dividida em 4 lotes, de agosto/2021 a julho/2024.
A compra de energia incentivada estimula a expansão de geradores de fontes renováveis, como biomassa, eólica e solar, com descontos na tarifa aos compradores. Além de economia, a energia de fontes renováveis é sustentável, pois é considerada inesgotável e, em comparação com fontes de energia convencionais, causa impacto mínimo no meio ambiente.
“Com este projeto, a Águas de Joinville deixará de utilizar os geradores a diesel, que ficarão apenas para emergências, deixando de emitir toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera. A Companhia também pretende reduzir no mínimo 25% da sua conta de energia elétrica nos próximos três anos”, afirma Felipe Rodrigues, engenheiro eletricista da Águas de Joinville.
A Companhia busca adquirir energia de fontes renováveis para as suas quatro maiores unidades consumidoras, que são a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão, estação elevatória (EE) da rua Florianópolis, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jarivatuba e ETE Espinheiros.
Com essa iniciativa, o consumo médio de energia no Mercado Livre será de 3,24 GWh/mês, o que equivale ao consumo de 20 mil residências/mês, aproximadamente.
O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Águas de Joinville, criado pela Comissão de Eficiência Energética (CTEEN) da Companhia, que visa reduzir o consumo e adotar fontes mais sustentáveis de energia elétrica nas unidades da Companhia. O projeto também reafirma o compromisso assumido pela CAJ com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda mundial estabelecida pela ONU, e está alinhado com o ODS nº 7 – Energia Limpa e Acessível.
As comercializadoras de energia interessadas em participar do certame devem acessar https://aguas.heroicatecnologia.com.br/?servico=disponiveis, na opção Pregão Eletrônico – 2021 – PE 018.