Colaboradores da Companhia Águas de Joinville participaram do 32º Congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), que ocorreu de 21 a 24 de maio, em Belo Horizonte (Minas Gerais). Quatro trabalhos técnicos da Companhia foram selecionados para o evento, sendo um para apresentação em pôster e outros três para apresentação oral.
Na segunda-feira (22), o trabalho “Reciclagem do lodo de esgoto sanitário para biossólido através da compostagem com a tecnologia Gore Cover” foi apresentado por Deise Mariano Kempner, supervisora de Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs). Clarissa Campos de Sa, gerente do Centro de Inteligência em Operações (Ciop), fez uma palestra sobre “Contratação por performance e desempenho: soluções inovadoras na busca pela universalização e sustentabilidade empresarial”.
Já na terça-feira (23), a coordenadora de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Adriana Falcao Loth, apresentou o trabalho “Rede de Oportunidades: impactando o saneamento básico através da educação corporativa”. Ainda nesse dia, Bruno Borges Gentil, gestor de Inovação, falou sobre “Análise do uso de uniões de ferro fundido em reparos de vazamentos em ramais de água como alternativa para redução de perdas de água e otimização dos serviços de manutenção em Joinville”.
Na quarta-feira (24), o Painel “PPPs como alternativas às empresas públicas para atingimento das metas de perdas de água” teve como moderador Cesar Meyer, assessor de Novos Negócios da Águas de Joinville. Participaram Bruno Magalhães D’Abadia, diretor de Regulação e Novos Negócios da Sabesp; Maurício Portugal Ribeiro, especialista em Aspectos Jurídicos da Regulação de Infraestrutura da Portugal Ribeiro Advogados; Milene Aguiar, consultora IFC/World Bank; e Mario Augusto Bággio, sócio-diretor do Grupo Hwater.
Cesar também contribuiu com a organização de um painel sobre redução de perdas de água e eficiência energética, que ocorreu na segunda-feira (22), e foi moderado por Ricardo Röver Machado, coordenador da Câmara Temática Nacional de Redução de Perdas e Eficiência Energética-ABES.
Nesse painel, que trouxe um debate sobre os “Desafios e oportunidades que o novo Marco trouxe para a redução de perdas e eficiência energética”, participaram da mesa Luana Pretto, presidente do Instituto Trata Brasil; Tiago Pena Pereira, consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Rogério de Paula Barbosa, gerente de projetos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD); Lígia Maria Nascimento de Araujo, coordenadora da Superintendência de Regulação de Saneamento Básico da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); e Karla Bertocco, sócia e Head de Infraestrutura da Mauá Capital.
Para Rogério Barbosa, da AFD, foi um momento para mostrar, através de exemplos práticos, como o financiamento pode contribuir com os resultados na busca pela redução das perdas de água. “Mostramos os resultados da Companhia nos trabalhos de substituição de ramais e redução de perdas comerciais e que, apesar de serem preliminares, já são muito bons. Já economizamos, aproximadamente, 500 mil metros cúbicos de água em apenas um ano”, destaca ele.
Durante todo o congresso, o pôster “A Tarifa Social como elemento de equidade e garantia de acesso ao abastecimento de água potável”, de autoria de Edinara Werner, técnica em saneamento da Companhia, ficou em exposição no saguão do evento.
Outros colaboradores da Companhia participaram do evento como congressistas com o objetivo de conhecer, discutir e trocar experiências para superar os desafios do dia a dia do saneamento e da universalização.
Considerado um importante encontro sobre a engenharia sanitária e ambiental do Brasil, o 32º Congresso da ABES teve como tema central “Saneamento ambiental: desafios para a universalização e a sustentabilidade”. Participaram do congresso cerca de 3.800 pessoas. Em conjunto com o Congresso é realizada a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental – FITABES, reunindo fornecedores de tecnologia, materiais e equipamentos do setor de saneamento.